quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A Palavra de Deus é um tesouro a ser guardado no coração.

                    O livro de provérbios se traduz numa linguagem poética hebraica, cuja rima não é de sons, mas de idéias. Uma frase anuncia uma premissa e as demais acrescentam conteúdos à premissa. No capitulo 3 o autor sagrado da uma dica: quer viver uma vida feliz,  chamada caminhos da vida nos 4 primeiros capítulos? Vejamos as dicas:

1.     Um novo tesouro que precisamos aprender a guardar. Vejamos os versos 1 e 2:

"Filho meu, não te esqueças dos meus ensinos, e o teu coração guarde os meus mandamentos;

Porque eles aumentarão os teus dias e te acrescentarão anos de vida e paz."

Esse tesouro é a palavra de Deus. Quando miramos um alvo, nos preparamos para alcançá-lo, ao menos veríamos. Mas, nem sempre nos preparamos e o resultado nem sempre tem sido alcançado. Aqui o Autor Sagrado está a nos dizer: não adianta ter uma bíblia e guardá-la na prateleira, temos que guardá-la como tesouro no coração. E quando guardada no mundo interior, vai se manifestar no mundo exterior, trará os frutos do Espírito Santo de forma prática e palpável, visto externamente como marca viva da presença e do amor de Deus.

A palavra de Deus revela quem ele é e qual sua vontade. Sem a palavra tendemos a fazer d'Ele uma imagem errônea, andamos muitas vezes sob um prumo falso.

A palavra também dirá quem somos e quais são os projetos de Deus para o homem.

Dirá ainda como andamos com Deus.

A dica, então não é somente ter a palavra, mas guardá-la no coração.  Seremos levados e buscar todas as respostas para a vida na Palavra Sagrada, pois lá tem resposta para tudo. A bíblia deve ser nossa Constituição Universal. Nossas decisões, nossos negócios, nosso casamento, nossa família, como administramos nossas finanças, como projetar o futuro, como nos relacionamos com os outros e tudo o mais tem principio bíblico para dar fundamento.

Satanás na sua astucia vai tentar nos enganar e nos afastar da Palavra de Deus, trazer em nos um sentimento de autonomia de maneira a nos levar a não gostar da intervenção de Deus em nossas vidas. Chegamos a lutar com Deus e contra Deus durante a vida e não entendemos que lutamos contra nós mesmos.

Jonas luta com Deus e contra Deus. Ele é mandado a um lugar, mas decide mudar o curso e ir a outro lugar. Ele esta a nos dizer, vai a Nínive, mas dadas as circunstancias lutamos contra Deus e acabamos mudando o rumo e vamos a lugares que nos convém, pois nos parece mais brando. Tem muita coisa que não queremos deixar, quem sabe um pecado. Uma nova atitude e o Espírito Santo de Deus tem nos falado, mas preferimos lutar contra a palavra porque nossas vidas está tão cheia, nosso coração está entulhado, de modo que não há lugar para entesourar a Palavra de Deus e como conseqüência endireitar nossos caminhos.

 

(fonte: dia-a-dia com Deus com Paschoal Piragini Jr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário