quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Tudo Posso...


Filipenses 4: 13 - “Tudo posso nAquele que me fortalece...”
Texto fora de contexto é pretexto, e este trecho “Tudo posso...” é um exemplo clássico. Alguns “crentes” citam este versículo como se fosse “obrigação” de Deus torná-los “super crentes” a fim de superar todas as dificuldades, mas quando Deus não “honra” essas esperanças de vitória, atribuem toda sua frustração a esse “deus” que não serve para eles, pois não fazem o que pedem, ou melhor, mandam. Acabando por abandonar a igreja, conseqüentemente a fé, ou seja, deixam de acreditar no Deus verdadeiro. Por isso é importante além de mostrar o contexto histórico, os textos que vem antes e depois e não usar apenas partes da bíblia como convém. Infelizmente muitos utilizam deste artifício para ludibriar as pessoas e muitos são enganados conforme está escrito em Mateus 22: 29  “Jesus respondeu: — Como vocês estão errados, não conhecendo nem as Escrituras Sagradas nem o poder de Deus!”.
Paulo escreveu antes desse versículo “Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso...” e depois disso “Apesar disso, vocês fizeram bem em participar de minhas tribulações...” O texto completo e o contexto, deixam claro que Paulo não teve apenas vitórias e sim preocupações, tribulações e derrotas. Mas também mostra sua confiança em Deus tanto nos momentos bons, mas principalmente nos momentos mais difíceis.
A cidade de Filipos era geográfica e comercialmente estratégica, sendo considerada a primeira do ocidente para quem vinha do oriente. O Espírito de Deus levou Paulo até a cidade, fazendo-o entender que dentro desse contexto ela seria importante para a divulgação do evangelho durante sua viagem missionária. Esta cidade foi uma das poucas que manteve sua fidelidade com Paulo, tanto que enviou um dos seus para levar a Paulo um donativo financeiro, enquanto ele se encontrava preso (possivelmente em Roma). O veredito de Paulo estava para sair, o qual muito provavelmente seria condenação a morte, mas mesmo assim, de dentro da prisão, Paulo solta essa pérola de “Tudo posso...” na carta enviada por ele ao povo de Filipos.
Paulo entendeu que independente do momento ser feliz ou triste, ter fartura ou não, nosso Deus é o mesmo e nossa fé deve permanecer a mesma. Ele entendeu o plano de Deus para sua vida e mostrou maturidade espiritual, experimentando um relacionamento maduro entre ele e Deus e que esse relacionamento não poderia ser abalado por causa de uma necessidade momentânea.
Sei também que isso não é fácil e por vezes quando vem a dor, ela vem forte e dói muito, neste momento é que devemos esperar em Deus e confiar que Seu plano se concretize em nossas vidas, esse é o nosso grande desafio.
(Inspirado em um texto de Nelson Jr.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário