segunda-feira, 24 de junho de 2013

Mansos

“Bem-aventurados os mansos, porque herdarão a terra”. Mateus 5: 5              

Em nossa cultura, a palavra “mansidão” sugere fraqueza e fragilidade, contornos de tolice ou ingenuidade, e até mesmo covardia. Mas me lembro da história sobre mansidão que ouvi, contada por um domador de cavalos, e que ilustra bem o que significa ser manso.

Quando um domador prepara o cavalo para que seja montado, deve amarrar as fivelas da sela com cuidado, depois se afastar e, por estranho que pareça, desferir um chute na barriga do animal. Parece grotesco, mas há uma explicação: quando um cavalo é selado, ele enche seus pulmões de ar e só solta quando alguém lhe monta, fazendo que a sela fique frouxa e montador caia. Por isso o domador de cavalos precisa esvaziar os pulmões do cavalo para poder apertar bem a sela.

Esse costume dos domadores de cavalos é muito interessante. Eles sabem que um cavalo selvagem é forte, ousado e impetuoso. E não é covarde. Pelo contrário, é esperto e se recusa a se deixar montar. Uma vez domado, não perde sua força, nem seu ímpeto, nem sua esperteza. Mas agora toda essa força e impetuosidade estão canalizadas de maneira produtiva e útil.

Os “mansos que herdarão a terra” são aqueles que têm força, vigor, coragem, discernimento e sabedoria, mas escolheram não ferir, não agir de maneira violenta, não enfrentar o mal com o mal. Escolheram sofrer o mal e a maldade sem se tornarem igualmente malvados. Entenderam que o pior que podem fazer ao serem agredidos, oprimidos ou injustiçados é agredir, oprimir ou retribuir com injustiça. A mansidão é a capacidade de sofrer o mal sem se tonar malvado.

Se você está sofrendo o mal e a injustiça, não abandone sua posição de seguidor de Jesus. Não saia da luz, não use as armas das trevas para lutar. Lembre-se de que sobre você existe a promessa de receber a terra por herança. Para exercer domínio é necessário ser manso. Para governar é preciso um coração bondoso, generoso, compassivo – manso. Não permita que o mal transforme você em uma pessoa malvada. Vença o mal com o bem.

Escrito por Ed René Kivitz – Talmidim 045

Nenhum comentário:

Postar um comentário