quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Bem-aventurados os pacificadores

As bem-aventuranças de Jesus - Mateus 5:1-12

 

Restauração: passa necessariamente pela entronização da Paz do Senhor em nossos corações.

Verso 9: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".

Como podemos nos tornar um pacificador? Como isso pode nos ajudar nessa busca por restauração?

Precisamos entender sobre o princípio da paz. Para que haja reconciliação a paz do Senhor deve em primeiro lugar habitar minha alma.

Romanos 5:11: "E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação"

Há em nós uma natureza pecaminosa e o único caminho no qual podemos experimentar a paz é Jesus. Devemos estabelecer com Ele um pacto de vida e isso começa quando nos reconhecemos como homem sem paz e carente de restauração divina, no que Ele nos revelará seu poder. Se Jesus não for paz em nós, não há como ser pacificador.

Mas, quando Jesus se torna minha paz, aprendo outra coisa: humanamente terei que pagar o preço da paz. A paz é cara. É o preço da renúncia. Paz custou a Deus o esvaziamento da sua glória. A nós ela também é cara. A renúncia de direitos é o primeiro passo. Desejas paz? Então deves renunciar seus direitos de controlar seu próprio caminho e entregá-lo a Deus. Nessa caminhada há uma série de direitos que devemos entregar a Deus, pois a Ele caberá julgar cada passo. Para implantar a paz é necessário o revestimento do que não temos, a saber: o amor de Deus.

Precisamos estar dispostos a servir aos outros até quando não nos querem bem. Imaginemos alguém que nos agride verbalmente ou até fisicamente, fale mal a nosso respeito. Tudo o que queremos é chegar àquela pessoa e dar-lhe umas bofetadas. Mas, contraditoriamente, devemos amá-la, abençoá-la. Isso não é fácil, mas é o preço da paz.

Mateus 5:43-47: "Ouvistes que foi dito: amarás o teu próximo e aborrecerás o teu inimigo. Eu, porém, vos digo: amai a vossos inimigos, bendizei os que vos maldizem, fazei bem aos que os odeiam e orai pelos que vos maltratam e vos perseguem, para que sejais filhos do Pai que está nos céus; porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons e a chuva  desça sobre justos e injustos. Pois, se amardes os que vos amam, que galardão tereis? Não fazem os publicanos também assim? E, se saudardes unicamente os vossos irmãos, que fazeis de mais? Não fazem os publicanos também assim?"

Citamos ainda Romanos 12:17..."

 

Paz é coisa de filho de Deus: "Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus".

Não é coisa de homem, mas se o somos necessitamos então ser filho d'Ele.

Até quando nosso coração estará endurecido?

Há quem feche o coração por problemas financeiros, em especial porque muitos dos próximos, algum parente poderia ajudá-lo e não o faz. Conta-nos que certo homem nessa condição, estando sua irmã enferma resolveu visitá-la. Lá chegando ela reclama: porque não me visitou antes?!. Ele responde: Tenho estado com dificuldades financeiras e não poderia lhe trazer algo, quem sabe oferecer-lhe alguma ajuda financeira. Aquela moça fitando-o diz: Quem disse que eu esperava seu dinheiro, nunca o desejei, apenas quis sua presença, sua companhia. E o que mais sinto falta é das vezes que você vinha e orava por mim.

Aquele homem mais tarde confessou a seu pastor: Deus puxou minha orelha, pois só via meu problema, meu dinheiro e não observava as pessoas, o que realmente tem valor. As pessoas necessitam serem abençoadas com o que temos e com o que não temos. Simplesmente Deus quer nos usar para ser bênção às pessoas.

Muitos de nós não vivemos a paz porque não olhamos as pessoas como tais, abrindo mão de algumas interpretações errôneas. E só conseguiremos olhar o outro como pessoa quando Jesus permear nossos olhos.

Para ser pacificador é necessário ter iniciativa. Desejamos ardentemente a paz, mas estamos esperando que o outro comece. A bíblia ensina algo muito parecido no que Deus fez por nós, amando-nos primeiro mesmo que não fossemos merecedores do seu amor.

Devemos olhar para nossa casa e entendermos que lá Deus colocou um homem de paz. Fomos eleitos homens de paz, através das nossas atitudes, visão e busca. Como homens de paz tudo o que estiver sob nossos cuidados, seja nossa casa, nosso escritório, lugar de trabalho, onde estivermos, será lugar de paz. Ao que aprende a abrir mão de direitos, caminhar com Jesus, abençoar às pessoas que o machucam, esse é homem de paz.

O desafio é buscar ser pacificador para ser chamado filho de Deus.


Johnson da Patrícia
Patrícia do Johnson

Fonte: Dia-a-dia com Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário