quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Jesus a luz do mundo que traz alegria e esperança

Texto bíblico: Isaías 9:1-7

 

Quais são as palavras da profecia?

O que foi prometido sobre Jesus?

1.      A primeira está no verso 2, vejamos: O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.

Jesus é luz de Deus para a escuridão da minha vida. Essa foi a promessa. Todos nós fomos vendados, sem discernir as coisas que são espirituais, sem compreender as coisas que procedem da luz de Deus. Os homens de um modo geral vivem essa escuridão, sem compreender o que significa o amor e a graça de Deus. Por isso a bíblia diz que andamos em trevas. Mas há uma promessa tremenda. Há uma grande luz que pode brilhar que é Jesus.

O sentido do Natal não é somente o presépio, mas o brilho da luz em nós e através de nós.

Muitos de nós tateamos tentando descobrir e nos machucamos, porque andamos na escuridão, mas há uma luz.

 

2.   A segunda promessa é de que Jesus não seria apenas a luz, mas também a alegria. Vejamos o verso 3: Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.

A promessa é que a alegria de Deus também entraria no coração do homem que O aceitasse.

Faz-se necessário entender como é a terra onde Jesus andava. Deserta e com escassez de água. O pastor sabia onde encontrar os poços para dar de beber as ovelhas.

Jesus é a luz, mas também o bom pastor que traz em seus braços as ovelhas tiradas do aprisco.

Na vida há aflições e lutas, mas não estamos sós, pois há um pastor de luz que deseja dar-nos alegria.

Quantas vezes nos encontramos tristes e ao sentir a presença de Jesus toda tristeza é transformada em alegria, porque Ele é conosco. As lutas continuam, os problemas e dificuldades continuam, mas os veremos de maneira que não nos impeçam de andarmos a passos firmes, com alegria.

A promessa do passado é que um dia o Deus vivo se faria carne, para que nós ovelhas desgarradas saíssemos do aprisco:  Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas;

Em Efésios e vemos um choque, em que todos nós sem exceção éramos desobedientes e mortos por nossos pecados, porque cumpríamos o desejo da carne e servíamos ao inimigo e por isso os tornamos filhos da ira de Deus. Esse jugo era pesado demais e a promessa de Deus é que pela fé Ele pudesse entrar na nossa alma e na figura profética esse peso seria arrancado.

Jesus veio a esse mundo e pagou o preço do pecado com seu sangue e tirou-nos o jugo pesado.

E agora a bíblia diz que nosso jugo é suave.

Precisamos de Jesus, pois Ele é o Salvador bendito e amado.

Os versos 5 e 6 dizem:

·          Porque toda bota com que anda o guerreiro no tumulto da batalha e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo.

·          Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;

 

Jesus é o rei divino, Ele é Senhor que quebra o jugo pesado e instala seu reino no nosso coração.

Perguntaram os discípulos a Jesus onde está o rei?

Pensaram em um rei político.

Jesus responde o reino está perto, no seu coração.

O Reino de Deus é instalado no nosso coração, não se trata de reino político. Não há como andar com Jesus se Ele não for o rei no nosso coração e lá estiver instalado seu trono.

Fugimos desse encontro com Jesus, porque não desejamos que Ele seja o rei da nossa vida. Há no homem um desejo de ser poderoso, como um deusinho, ele quer ter controle e enquanto não entregar tudo a Jesus, ser dependente d'Ele, carregará consigo o peso do jugo.

 O homem tem se mostrado um ser irrequieto, ansioso e incoerente, capaz de mergulhar nos mistérios a vida e surpreender. No final do último Século, em 1997, foi criada a ovelha Dolly o que foi noticiado no mundo inteiro, a qual  não tem pai nem mãe, apenas origem. Assim o criador de Dolly encerrou o século dando origem à era dos clones, período em que os cientistas brincam de Deus e colhem os frutos da suas ousadias, tudo em nome do objetivo "salvar vidas", cujo atrevimento desafia a criação divina e não impede a mortalidade de pessoas em ações do homem que diríamos desumanas como também em 1997 cinco jovem derramaram dois litros de álcool no índio pataxó Galdino Jesus dos Santos, o queimando vivo, ou quando pessoas abusam de criancinhas chegando a matá-la com fez Max Dutroux que abusou de duas menininhas deixando-as morrer de fome enquanto as mantinha escondidas para serem vendidas a uma rede de pornografia que usava crianças na Bélgica.

Como ovelhas no aprisco, cada dia dependemos mais e mais de Jesus que é nosso Pastor e de forma amorosa deseja que andemos na sua luz, veio para tirar-nos o peso do jugo e quer dar-nos felicidade, esperança de salvação eterna.

 

 (fonte: Dia-a-dia com Deus c/ Paschoal Piragini Jr)

 

 

Almeida Revista e Atualizada

Isaías

9.1   Mas para a terra que estava aflita não continuará a obscuridade. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali; mas, nos últimos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galiléia dos gentios.


9.2   O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte, resplandeceu-lhes a luz.


9.3   Tens multiplicado este povo, a alegria lhe aumentaste; alegram-se eles diante de ti, como se alegram na ceifa e como exultam quando repartem os despojos.


9.4   Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia dos midianitas;


9.5   porque toda bota com que anda o guerreiro no tumulto da batalha e toda veste revolvida em sangue serão queimadas, servirão de pasto ao fogo.


9.6   Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;


9.7   para que se aumente o seu governo, e venha paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e o firmar mediante o juízo e a justiça, desde agora e para sempre. O zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário