sexta-feira, 7 de outubro de 2022

QUANTAS VEZES EU DEVO PERDOAR?

Por Elias Dos Reis Silva

Na conversa entre Jesus e Pedro, nós observamos que o problema não está somente em perdoar, mas em quantas vezes devemos perdoar? "Até sete vezes? Jesus respondeu: Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete." Mat 18:21-22.

Em seguida, Jesus conta a parábola de um homem que devia muito dinheiro e foi perdoado, porém, o credor, que foi perdoado, não perdoou um dos seus devedores que lhe devia bem menos do que ele mesmo devia e recebeu perdão.  

Jesus está dizendo para Pedro: eu venho te explicar como nós devemos perdoar! Sabe quantas vezes tu deves perdoar Pedro? Quatrocentos e noventa vezes, e isso refere-se a uma mesma pessoa. Alguns teólogos entendem que isso deve ser por dia, e há algumas traduções que afirmam esse entendimento.  

Assim como Pedro, podemos não entender como perdoar tantas vezes alguém que nos faz mal. Lidamos com sentimentos, e estes foram influenciados pela maneira que fomos criados, ensinados, mesmo sete vezes, já seria algo muito difícil, mas setenta vezes sete… Pensamos que deve haver limites ou responder na mesma moeda! Pensamos que se perdoarmos alguém, as pessoas irão achar que somos fracos, bobos ou bons demais! Muita coisa passa em nossa mente... Nós temos dificuldade em perdoar devido à gravidade do mal, a dor na alma, feridas que são dolorosas e nada fáceis de curar. Infelizmente, não temos um programa em que deletamos ou que nos faça esquecer e perdoar.  

Meu amigo(a), talvez, você já perdoou mais de uma vez seu cônjuge, seus filhos, seus amigos, ou até mesmo alguém da igreja. Talvez, já tenha até desanimado de perdoar, mas eu te convido a fazer como Jesus ensinou, mesmo sendo difícil, dê o seu perdão, pois não somente o agressor será livre, mas você também, porque o perdão liberta a alma sofrida.

Fraternalmente,

Pr. Eduardo e Alessandra

Nenhum comentário:

Postar um comentário