domingo, 8 de agosto de 2021

A Minha Vida Alicerçada na Rocha

"Portanto, quem ouve estas minhas palavras e as pratica é como um homem prudente que construiu a sua casa sobre a rocha. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela não caiu, porque tinha seus alicerces na rocha. Mas quem ouve estas minhas palavras e não as pratica é como um insensato que construiu a sua casa sobre a areia. Caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram contra aquela casa, e ela caiu. E foi grande a sua queda". 
Mateus 7.24-27  


A nossa vida muitas vezes é alvo de tempestades.

As lutas veem de todos os lados:


1- De cima: v.25 e 27 “caiu a chuva”.

As tempestades que vêm de cima, ou seja, do céu, representam provas que passamos e são permissão do Senhor (Romanos 8.28).

Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito.

Muitas vezes Deus permite que algo aconteça para nos despertar espiritualmente e nos chamar atenção à sua presença.


2- De baixo: v.25b e 27b “transbordaram os rios”.

As enxurradas de problemas às vezes parecem ser mais fortes que podemos suportar (Jó 1.6-19), mas Deus não permite uma prova maior do que aguentamos (I Coríntios 10.13).

Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele mesmo providenciará um escape, para que o possam suportar.

Os rios que transbordam representam os problemas espirituais e lutas que são provocadas pelo inimigo (Efésios 6.12).

pois a nossa luta não é contra seres humanos, mas contra os poderes e autoridades, contra os dominadores deste mundo de trevas, contra as forças espirituais do mal nas regiões celestiais.

Às vezes os rios transbordam de todos os lados como uma avalanche de situações, mas devemos confiar em Deus (Salmos 46.1-4).

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. Por isso não temeremos, ainda que a terra trema e os montes afundem no coração do mar, ainda que estrondem as suas águas turbulentas e os montes sejam sacudidos pela sua fúria. Há um rio cujos canais alegram a cidade de Deus, o Santo Lugar onde habita o Altíssimo.


3- Dos lados: v.25c e 27c “sopraram os ventos”.

As ventanias de problemas que sopram contra a família, representam os problemas humanos.

As dificuldades de relacionamento e situações entre familiares, amigos, vizinhos, companheiros de trabalho, etc.

Quando o vento sopra forte, firme sua vida e sua casa na presença de Deus, que te guardará.

Todos nós passamos por tempestades. A diferença depende de onde está firmada a vida, onde você está firmado. Se você estiver firmado em Deus, não será abalada (v.25). Mas se estiver firmada fora da presença do Senhor, se enfraquece e não suporta a tempestade (v.27).

Quem gostaria de firmar a sua vida na rocha? Em Jesus Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário